10 de fevereiro de 2012

"Entre confetes e serpentinas, venho te oferecer com alegria o meu amor..." Viva o frevo!!

Em meio a tantos afazeres e frevos nas ruas, só hoje cheguei por aqui...

Não sei dizer quando ouvi pela primeira vez, acho até que nasci com ele. Quando eu era criança, seja nas festas da escola ou de qualquer outra natureza, ele era mestre. Naquele tempo era comum os moradores decorarem as ruas - literalmente uma festa colocar aquelas fitas coloridas para enfeitar a rua ao som do ritmo que vinha da casa da vizinha, ali os pequenos desde cedo aprendiam as antigas e sempre renovadas canções. 

“Você diz que ela é bela, ela é bela sim, senhor...”

Dentro de casa não era diferente, nessa época do ano sempre somos tomados por um clima especial, sabe quando chega final de ano que todo mundo resolve rever a vida, fazer planos e suspirar por todos os lados desejos de paz? Pois bem, nessa época do ano, lá em casa e, por que não dizer no Estado que eu moro, acontece algo parecido só que o clima é de pura alegria. O nome do meu estado é PERNAMBUCO, mas graças a ele, fique a vontade para chamar de Estado da ALEGRIA!

“Nos quatro cantos cheguei e todo mundo chegou, descendo ladeira...”

Por aqui o sujeito até dança outros ritmos, porém, entra ano e sai ano, e ele continua mestre, continua reinando! Em 2007, em seu centenário, ele ultrapassou as fronteiras pernambucanas e passou a ser do Brasil – Patrimônio Imaterial da Cultura Brasileira. Uma mistura de capoeira, marchas militares, samba e passos batizados por instrumentos de trabalho do povo: ele nasceu. Tomou as ruas, depois os salões e para sempre o coração de todo folião.

“Quero sentir a embriaguez do Frevo que entra na cabeça, depois toma o corpo e acaba no pé...”

Hoje, 09 de fevereiro, dia do FREVO. Dia da poesia mais rica em forma de canção, da alegria em viver nessa terra de luta, amor, carnaval e frevo!!!




 Mil vivas ao ritmo da alegria!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário